EnglishEspañolPortuguês

VÍDEO

Veadinho filhote foge das chamas do incêndio florestal na Califórnia (EUA)

O incêndio florestal devastou a vida selvagem local, com cenas como essa destacando o impacto ecológico

9 de janeiro de 2025
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: X/@JWheelertv

Um vídeo comovente do incêndio florestal em Los Angeles, na Califórnia (EUA), mostra um veadinho filhote fugindo desesperadamente enquanto as chamas consomem a área, devastando mais de 4 mil hectares.

O vídeo, compartilhado por Jacob Wheeler, da NBC Los Angeles, na rede social X já acumulou mais de 3 milhões de visualizações na plataforma, com espectadores expressando profunda preocupação com a vida selvagem afetada pelo desastre.

“Imagens de partir o coração da @NBCLA mostram um filhote de veado correndo por Altadena enquanto um incêndio florestal queima mais de 10.000 acres”, escreveu Wheeler na legenda de sua postagem.

Na gravação de 31 segundos, o filhote de veado é visto atravessando uma estrada em uma tentativa desesperada de escapar do incêndio que avança rapidamente.

“Que possamos encontrar compaixão por todos os seres afetados pelos incêndios florestais, incluindo o veado neste vídeo de partir o coração. Que nossa energia coletiva traga calma e paz para a situação”, disse um usuário na seção de comentários.

“Pobres animais. São sempre aqueles com as menores vozes que pagam o preço mais alto”, afirmou outro comentário

O incêndio florestal não apenas desalojou inúmeros moradores, mas também devastou a vida selvagem local, com cenas como essa destacando o impacto ecológico.

Vida selvagem em incêndios florestais

De acordo com um artigo do Escritório de Peixes e Vida Selvagem de Sacramento do Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos EUA (FWS), escrito pela bióloga sênior Stephanie Eyes, os animais tentam se afastar do caminho direto do fogo enquanto permanecem próximos de seus lares, caso não consigam encontrar refúgio durante os incêndios florestais.

A bióloga disse que “a vida selvagem se movimenta em torno de sua área de origem, evitando a fumaça e as áreas ativamente em chamas até ser seguro retornar”. Alguns animais, como sapos e roedores, não viajam muito e procuram abrigo em tocas subterrâneas, onde podem se proteger do calor.

Os sapos e peixes podem nadar para as partes mais profundas das águas que habitam. Quando o fogo está queimando a poucos metros de altura, aves e outros animais que podem escalar podem se deslocar para os galhos e o dossel das árvores para evitar as chamas.

Predadores se escondem em cavidades de árvores, enquanto cervos, ursos e outros animais se deslocam pela floresta até o fogo diminuir, segundo Eyes.

“A vida selvagem é incrivelmente resiliente”, disse Eyes, destacando que “a Califórnia tem uma longa história com incêndios florestais, e muitas espécies se adaptaram para enfrentá-los”.

No entanto, durante um “incêndio de alta gravidade”, como o que está devastando Los Angeles no momento, que queima grandes áreas florestais rapidamente e alcança o dossel das árvores, encontrar refúgio pode ser um desafio para os animais na natureza. “Os animais selvagens se adaptaram para lidar com incêndios menores, mas, infelizmente, às vezes não conseguem escapar desses grandes incêndios recentes”, disse Eyes.

    Você viu?

    Ir para o topo