A costa sul da Califórnia foi atingida por um vazamento de cerca de três mil barris de petróleo neste sábado, que levou à morte de animais na praia. Segundo a prefeita de Huntington Beach, Kim Carr, o vazamento, que é equivalente a cerca de 126.000 galões de petróleo bruto pós-produção, é um desastre ecológico potencial.
No domingo, foi informado através de uma postagem na rede social de Katrina Foley, supervisora do condado de Orange, que haviam sido encontrados peixes e pássaros mortos na praia. De acordo com ela, o vazamento ocorreu a oito quilômetros da costa de Huntington Beach, e o material se espalhou pela costa da cidade.
Um comunicado oficial feito à imprensa por Foley, diz que o vazamento ainda não foi totalmente interrompido, e que mais esforços seriam feitos hoje pela manhã. O comunicado informa também que o tamanho da mancha de óleo é de 1,85 km de comprimento, indo do pier de Huntington Beach até Newport Beach.
Segundo a CNN Brasil, a causa e origem do vazamento está sendo investigada pela Guarda Costeira, que classificou o desastre como um grande derramamento de óleo, conforme informado por Eric Mccoy, chefe de segurança marinha em Huntington Beach.
O último dia do show aéreo Pacific Air Show, que aconteceria no domingo, foi cancelado e as pessoas foram aconselhadas a ficarem longe de Santa Ana River Trail, Talbert Park e Talbert Marsh, assim como das praias que ficam nas regiões atingidas, para evitar o contato com locais potencialmente tóxicos.