Márcio
[email protected]
Na sexta-feira, 27 de novembro, o grupo Vanguarda Abolicionista (VAL), de Porto Alegre, novamente se alinhou a organizações do mundo inteiro na Worldwide Fur Free Friday, a Sexta-feira Mundial Sem Pele. Quase uma centena de ações estavam programadas para a data, conforme a International Anti-Fur Coalition. No Brasil, apenas o Holocausto Animal, que realizou seu já tradicional protesto na Avenida Paulista, em SP, e a Vanguarda Abolicionista, no RS, participaram da ação.
A VAL enfatizou o uso de couro bovino, produto típico tradicional do Rio Grande do Sul, sem esquecer as peles de raposas, guaxinins, arminhos, martas e demais animais típicos de outros locais. Uma centena de cartazetes foram espalhados pelas ruas, além da panfletagem realizada à noite na Cidade Baixa, bairro boêmio da Capital, com grande movimentação popular. Alguns donos de bares, simpáticos à causa, permitiram que os cartazes fossem afixados no interior dos estabelecimentos. Materiais também foram deixados em livrarias e em muitas caixas de correio.
A atividade encerrou com confraternização dos ativistas no Café Bonobo, com direito a lanches veganos, colagem de cartazes e discussão sobre as próximas movimentações.
Para ver como foi a atividade do ano passado, clique em http://vanguardaabolicionista.wordpress.com/2008/11/29/porto-alegre-presente-na-sexta-feira-mundial-sem-peles/.