EnglishEspañolPortuguês

Vanguarda Abolicionista ministrou duas palestras em São Sebastião do Caí

16 de julho de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Fotos: Amanda Gisele Rodrigues

Ativistas levaram ao Caí a mensagem do abolicionismo

por Marcio de Almeida Bueno

Na tarde desta sexta-feira, 15 de junho, a Vanguarda Abolicionista esteve na cidade de São Sebastião do Caí, a 60 quilômetros de Porto Alegre, para duas palestras no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire. Dois dos membro-fundadores do grupo, Fernando Schell e Priscila Hermann, falaram sobre a problemática dos animais de rua para turmas do Magistério, com dezenas de participantes. Também foi abordada a cultura especista da sociedade, além das atitudes individuais para minimizar o sofrimento dos animais abandonados.


Público de ambas as palestras era formado por futuros professores

“Todos aqui são ou serão educadores de crianças, por isso o dever de ensinar o respeito pelos animais – não como uma obrigação, mas despertando na autonomia de cada aluno a responsabilidade de uma rua melhor, um bairro melhor, e por conseqüência uma cidade melhor para todos, inclusive para os animais nao-humanos”, explicou Pereira, que é graduando em Filosofia.

VAL
Um dos tópicos desenvolveu o caráter de sujeito nos animais, no lugar de ‘coisas que sentem’

Foi exibido, nos dois painéis, o capítulo 3 do documentário ‘Terráqueos, sobre a dura realidade em que vivem cães e gatos sem lar, no mundo inteiro. Parte da platéia se mostrou emocionada com a crueza da questão. “A oportunidade do discurso se dá justamente no momento em que São Sebastião do Caí passa por problemas com animais abandonados. Apesar do apelo do movimento de proteção animal na comunidade, há a ausência de compromisso por parte da Prefeitura”, apontou a palestrante Priscila.

Vanguarda Abolicionista
Material gratuito bancado pelo grupo foi oferecido aos participantes

O grupo ainda distriuiu kits com panfletos informativos sobre outros temas relacionados à libertação animal e um dvd com documentarios sobre veganismo. A organização do evento foi da professora Amanda Gisele Rodrigues, apoiadora da Vanguarda Abolicionista já de longa data. A atividade fez parte de um calendário permanente de palestras que a VAL começou a ministrar no ano passado, para crianças, jovens, adultos e terceira idade.

Você viu?

Ir para o topo