EnglishEspañolPortuguês

Vândalos matam capivaras em parque ambiental, em Dourados (MS)

16 de agosto de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
O IMAM estima que o atual rebanho gire em torno de 300 animais. Foto: Dourados Agora

O Douradosagora recebeu denúncias de extermínio de capivaras, num parque de Dourados (MS). Em menos de duas semanas, três foram abatidas a tiros e as carcaças abandonadas no local. Caçadores e vândalos estariam invadindo o Parque Ambiental Arnulpho Fioravanti onde dezenas destes animais vivem. O IMAM estima que o atual rebanho gira em torno de 300 animais. Há pouco tempo, eram apenas 50 capivaras que logo se reproduziram.

A falta de habitat devido ao desmatamento desmedido está expulsando as diferentes espécies da fauna sul-mato-grossense que acabam buscando abrigo e alimento nas cidades. Via de regra, os animais que fogem das antigas matas acabam morrendo no asfalto, atropeladas, ou mortas em locais de proteção, como é o caso do parque Armulpho que está situado atrás do Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares.

Além do extermínio, há ocorrências como arrombamentos de portões do parque. Um destes, dá acesso à Rua Palmeiras, foi parcialmente destruído. Parte da cerca, em vários pontos ao redor do parque, foi cortada com alicate. Vândalos se aproveitam da vasta extensão da área e, durante à noite, entram para caçar. A prática é terminantemente proibida e pode gerar multa e prisão.

No parque onde afloram nascentes, lixo, tinta e óleo contaminam as águas e o lençol freático. A erosão avança em direção à area já degradada.

Denúncias ou informações úteis devem ser feitas através do telefone da Guarda Municipal: 199. A ligação é gratuita.

Fonte: Agora MS

Você viu?

Ir para o topo