Poucos dias após a lei permitindo o massacre de cães em situação de rua ser promulgada na Turquia, ativistas em várias províncias, incluindo Ancara e Niğde, relataram ter encontrado valas cheias de corpos de cachorros mortos.
Imagens mostram ativistas e cidadãos locais descobrindo a cena. Os moradores relataram que o cheiro de animais mortos era perceptível de longe e confirmaram a presença de corpos de cães que haviam sido mortos e enterrados.
Testemunhas relataram que os animais provavelmente morreram envenenados ou devido à violência, com alguns até encontrados amarrados pelas pernas.
Após a descoberta, o Diretor de Assuntos Veterinários do Município de Altındağ foi levado à delegacia e interrogado. No entanto, a a Prefeitura Metropolitana de Ancara postou uma declaração em suas redes sociais dizendo que o cemitério não pertence à prefeitura e que investigará o caso.
O Ministro da Agricultura e Florestas da Turquia, İbrahim Yumaklı, havia avisado anteriormente que prefeitos municipais que se recusassem a cumprir a legislação proposta de “eutanásia em massa” para cães de rua poderiam enfrentar penas de prisão de seis meses a dois anos.