EnglishEspañolPortuguês

DESCASO

Vácuo de políticas públicas expõe animais ao abandono em Goiânia (GO)

18 de fevereiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O vácuo de políticas públicas para animais em situação saudável em Goiânia os deixa vulneráveis. Contando apenas com organizações não governamentais (ONGs), na grande maioria superlotados, estão entregues a qualquer tipo de sorte.

O problema ficou mais evidente nos últimos dias para uma mulher, que preferiu não se identificar. Ela foi informada por uma usuária do Parque Areião, no Setor Marista, em Goiânia, sobre três gatos deixados dentro de uma caixa de papelão na porta de uma clínica de oftalmologia, em frente à unidade de conservação ambiental.

A mulher recolheu os bichos nesta quarta-feira (15/02) com a intenção de protegê-los, mas sem a intenção de adotá-los. Ela procurou a administração municipal e ouviu que a Prefeitura não dispõe de abrigo e que não há uma política pública para esta situação. A orientação foi para que a mesma procurasse refúgios mantidos por ONGs.

A peregrinação virtual não teve resultado positivo. “Todos me falavam que estavam lotados e que não tinham condições de receber mais nenhum animal”, explicou à reportagem.

Com viagem marcada, a mulher teve de pagar um terceiro para abrigar temporariamente os três gatos. “Agora eles estão bem nutridos, já estão andando. São bem pequenos, tive de comprar uma seringa para alimentá-los”, celebra. Os animais esperam por alguém que possa adotá-los.

Tesoureira da Associação Abrigo dos Animais Refugados de Proteção Animal (Aadarpa), Rayza Araújo afirmou ao POPULAR que este início de ano a tem surpreendido. “Estão chegando muito mais animais do que saem, por meio de adoções.”

O gerente de Controle de População Animal de Goiânia, Fernando do Nascimento Pinheiro explicou para a reportagem que a unidade municipal é um local “insalubre” para bichos. “Como a gente trabalha com doenças, nós não podemos recolher animais saudáveis.”

Fernando afirmou que no futuro, a unidade, que passa por reformas, vai fazer castrações em situações pontuais. “Aquele animal que, eventualmente, morda o dono e tenha condições de ser reinserido, vai ter um local para permanecer temporariamente.” A previsão é que isto ocorra até o fim do ano.

O abandono de animais é crime. Apena varia de dois a cinco anos de reclusão.

Adoção

Interessados em adotar algum dos animais pode fazer contato com Isabela por meio do telefone 62 99603-0012.

No ano passado, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia recebeu mais de 850 denúncias de maus-tratos contra animais.

Você viu?

Ir para o topo