A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (PA), por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia neste sábado (15), a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães a gatos no município.
Na primeira etapa da campanha, que aconteceu no dia 8 de maio, o CCZ conseguiu vacinar 13 mil animais, 3 mil a mais que a meta. Foram 12.500 cães e 2.500 gatos. Desta vez, a campanha de vacinação vai atender os bairros de Águas Lindas, Marambaia, Bengui, Pratinha e Cabanagem.
A vacinação antirrábica acontece sempre aos sábados, de 8 de maio até 12 de junho, em 25 bairros de Belém, divididos em 4 postos de vacinação por bairro. Cães e gatos são os principais vetores da raiva dentro de grandes cidades, por isso, o CCZ realiza a campanha, com o intuito de impedir a disseminação da doença na cidade.
Para este ano a estimativa do CCZ é que 50 mil animais (entre cães gatos) sejam vacinados. Animais a partir de um mês de idade e que não tenham sido vacinados na campanha de 2009, quando o CCZ conseguiu vacinar 127.312 cães e 39.624 gatos, são o principal alvo da atividade do CCZ.
A campanha nacional de vacinação antirrábica é realizada anualmente, porém nem todos os animais são vacinados neste dia por motivo de doença, por não terem a idade mínima para receber a vacinação ou mesmo por descuido do tutor.
Segundo Regina Perezino, diretora do Centro de Controle de Zoonoses, é importante que a população participe da campanha levando seu animal de estimação para vacinar, pois a raiva é uma doença extremamente mortal, tanto para o animal quanto para o ser humano.“Superar a meta de vacinação foi uma grata surpresa, pois prova interesse da comunidade em participar da campanha e preocupação com a saúde pública.
A raiva é transmitida pela saliva do animal contaminado e é uma doença 100% letal, a partir do momento em que surgem os sintomas, que vão da mudança de comportamento, sinais de agressividade, fotofobia, e nos animais, salivação excessiva”, esclarece Perezino, alertando que tanto no homem quanto no animal os sintomas de contágio da doença são semelhantes.
Segundo Regina Perezino é importante que os animais sejam levados para os postos de vacinação por uma pessoa responsável e que seja sempre colocada uma focinheira nos animais maiores ou mais bravos. A diretora do CCZ também informa que o Centro estará com um estande na praça da República, a partir das 8h deste domingo (16) com uma ação educativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas a não comprarem animais em praças ou feiras livres. Ao invés da compra o CCZ/Sesma orienta a adoção de animais, por ser uma prática correta e saudável.
Endereços dos postos de vacinação CCZ para este sábado (15)
Benguí:
UMS Benguí – Passagem Maciel, s/n.
Centro Comunitário São José Operário – Pass. Nossa Senhora da Conceição, n°421.
Colégio Walter Leite Caminha – Travessa Tenente Silva, n°4.
Colégio Augusto Meira Filho – Rua Lameira Bittencourt.
Pratinha:
UMS Pratinha Rod. Arthur Bernardes,s/n, entre base aérea e CIABA.
Unidades de Educação Infantil São Jose – Arthur Bernardes, Rua Jhon Engelhard, 262.
Escola Nossa Senhora do Carmo, 3° rua, pres. Castelo Branco, entre Haroldo Veloso e Piçarreira.
Igreja Nossa Senhora das Graças – Pass. Santo Afonso, s/n.
Escola Santana Marques – Conjunto Panorama XXI, quadra 27, s/n.
Marambaia:
UMS Marambaia – Rod. Augusto Montenegro (antigo centro 4)
Escola Cornélio de Barros – Av.
Escola República de Portugal – Rua Anchieta, n°359, entre Av. Dalva
Escola Estadual Hilda Vieira – Conj. Médici 1.
Águas Lindas:
UMS águas Lindas – Conj. Verdejante I quadra 2 em frente a Igreja São José.
Escola Rainha da Paz – Rua Principal Oswaldo Cruz , rua Belém, n°54, entre rua Pará e Rua Amazonas.
Escola Olga Benário – TV Rosa de Luxemburgo, s/n.
PSF Águas Lindas II – Rua Oswaldo Cruz, 643, entre Rua Maranhão e Rua Pará.
Datas das próximas vacinações:
22/05 – Telégrafo, Sacramenta, Vila da Barca, Curió e Cotijuba
29/05 – Pedreira, Marco, Fátima, Cremação e Condor
12/06 – Guamá, Jurunas, Terra Firme,Providência e Mosqueiro
Fonte: Diário do Pará