O limite entre entretenimento e crueldade foi cruzado mais uma vez no TikTok, quando o usuário “Lethabo_Sebapo”, de Joanesburgo, na África do Sul, postou um vídeo em que aparece despejando cerveja na boca de um peixe vivo. Enquanto faz isso, ela dá risada e se diverte.
As imagens, amplamente compartilhadas e criticadas, chamaram a atenção do Conselho Nacional da SPCA (NSPCA), que anunciou a abertura de um processo criminal contra o homem.
“O indivíduo foi rastreado e contatado, e a compilação de um processo está em seus estágios finais. O indivíduo admitiu o ato e afirmou que sua motivação era ‘diversão’”, informou o conselho em comunicado.
Lethabo_Sebapo, que se descreve no TikTok como “divertido, empreendedor, CEO e inovador”, enfrentará acusações criminais sob a Lei de Proteção aos Animais 71 de 1962. Se for considerado culpado, poderá ser preso ou ter de pagar uma multa.
A NSPCA destacou que, desde o surgimento de plataformas de mídia social como o TikTok, tem visto um aumento alarmante em vídeos retratando crueldade animal.
“Grande parte do tempo e dos recursos dos nossos inspetores agora estão ocupados rastreando e investigando as fontes desses vídeos”, apontou. “A NSPCA está encorajada pela condenação generalizada das ações do indivíduo, o que reflete a compaixão que muitos sul-africanos sentem pelos animais – incluindo peixes, que muitas vezes são negligenciados em sua capacidade de senciência e sofrimento.”
Na nota, acrescentou que espera que “a acusação sirva como um forte impedimento, desencorajando indivíduos não apenas de publicar atos de crueldade contra animais como forma de entretenimento, mas também de cometê-los em primeiro lugar”.
O caso do tikToker sul-africano se junta a uma longa lista de desafios que defensores dos direitos animais enfrentam na era digital, reforçando a necessidade de maior fiscalização e educação sobre a importância do respeito a todas as formas de vida.
Fonte: Um Só Planeta