A intoxicação deve ser evitada e, para isso, a saída é tomar algumas precauções ou mesmo fazer o uso de produtos naturais. Quando acontecer de usar produtos de limpeza como desinfetantes e água sanitária, o ideal é isolar os ambientes e prender o animal em outro cômodo.
O animal só poderá ser liberado na casa quando não houver mais cheiro. Caso o animal sofra intoxicação, é importante o tutor estar em alerta com os sintomas como salivação excessiva e crises de vômito seguidas de intoxicação como pupilas dilatadas, diarreia, pontos grudentos ou mesmo ásperos no pêlo.
Caso o tutor se depare com alguma região do corpo do animal que tenha produto de limpeza, recomenda-se lavá-lo com água corrente fria e sabão de coco ou neutro. Em seguida, levar o animal ao veterinário. Nesse momento é fundamental que não ofereça nenhum tipo de alimento, remédio por conta própria e bebida.
“Essas dicas são muito importantes para que a saúde de seus animais seja mantida”, destaca a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.
Fonte: Pantanal News