
O Zoológico de Whipsnade, no Reino Unido, promoveu uma experiência noturna para 16 pessoas pelo valor de £ 300 (Cerca de R$2.300). O que parecia um momento de lazer e descoberta para uns, terminou em morte e violência para duas ursas-pardas. Branca de Neve e Bela Adormecida fugiram de seus recintos após um descuido dos funcionários do zoo e tentaram entrar no cercado dos javalis. Os tratadores imediatamente foram até o local e ao invés de reencaminharem as ursas para o recinto, assassinaram friamente Branca e Bela a tiros.
Diante de uma série de críticas e questionamentos, a administração do zoo afirmou que temeu pela segurança do grupo que estava visitando o local. Ativistas em defesa dos direitos animais afirmam que a escolha quase instantânea de tirar a vida do animais contrasta totalmente com a falácia de conservação de espécies propagada por zoos e outros locais que exploram e aprisionam animais. Testemunhas que estavam no zoo no momento do assassinato das ursas pontuam que os visitantes não estavam perto do recinto dos animais e não corriam risco.
O diretor da organização Freedom For Animals, Sam Threadgill, acredita que o triste episódio deve catalisar debates sobre a abolição de zoológicos. “Este incidente realmente trágico destaca questões mais amplas sobre por que mantemos animais em zoológicos. Eles foram mortos tragicamente por estarem no zoológico”, disse o ativista. Um porta-voz do zoo de Whipsnade disse que não foram usados tranquilizantes porque demorariam muito para fazer efeito. Branca de Neve e Bela Adormecida tinham apenas cinco anos e viviam no zoo desde 2017.