EnglishEspañolPortuguês

LIVRES

Ursos explorados para a extração de bílis são resgatados e levados para santuário

4 de fevereiro de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: World Animal Protection/Phuong Le Duy

Nove ursos devem ser libertados de fazendas de bile vietnamitas, no que será o maior resgate da ONG World Animal Protection em 30 anos.

Todos os animais têm pelo menos 17 anos e passaram a vida inteira em pequenas gaiolas nessas fazendas, em uma vida de sofrimento.

A organização confirmou que eles poderão viver livremente no santuário da organização Four Paws na cidade vietnamita de Ninh Binh.

A criação de bile de urso é uma indústria estabelecida na Ásia, com mais de 10 mil ursos atualmente em cativeiro.

A bile é frequentemente extraída do fígado de ursos vivos para ser usada na medicina tradicional chinesa.

Tanto as condições quanto as técnicas de extração no comércio são incrivelmente dolorosas. Além disso, causa “sofrimento físico e psicológico inimaginável e problemas de saúde a longo prazo”, disse um porta voz da fundação Animals Asia.

Em algumas dessas fazendas, utiliza-se o método “free-drip”, que envolve cortar um buraco na vesícula biliar dos ursos para inserir um cateter permanente.

O que esses locais têm em comum é que todos os animais vivem confinados em pequenas gaiolas de metal, passam fome e são desidratados para maximizar a produção de bile.

Foto: World Animal Protection/Phuong Le Duy

Quando envelhecem e não são mais capazes de produzir, muitas vezes são deixados para morrer de fome em suas gaiolas. Isso se já não morreram antes de tumores ou de doenças causadas pela prática horrível.

Várias instituições em campanhas também relatam testemunhar ursos com dentes danificados por tentar roer as gaiolas.

Celebridades como Joaquin Phoenix e Stephen Fry se juntaram com organizações de direitos animais na batalha para salvar os ursos do sinistro comércio de bile.

Neste fim de semana, a World Animal Protection está realizando resgates em três fazendas do Vietnã – Nguyen Ngoc Tien, Huynh Thi My e Vu Van Hien. Será a maior missão de resgate até hoje.

Todas as fazendas concordaram com as transferências voluntariamente. Embora a extração de bile seja ilegal no Vietnã desde 2005, os agricultores ainda podem manter os ursos como “animais de estimação”.

De acordo com a organização sem fins lucrativos, essa brecha permitiu que a extração ilegal de bile de urso continuasse em todo o país.

Mas, em parceria com o Departamento de Proteção Florestal do Vietnã, a World Animal Protection conseguiu apoiar 135 resgates de ursos no país nos últimos cinco anos. Isso é composto por 101 resgates voluntários e 34 “confiscos”.

Maya Pastakia é gerente da campanha de vida selvagem da World Animal Protection.

Em um comunicado enviado ao portal Plant Based News, ela disse: “Este grande marco significa que agora estamos nove ursos mais próximos de um Vietnã livre de bile de urso.”

“Apesar dos avanços feitos para acabar com a criação de no Vietnã, centenas de ursos ainda estão sofrendo uma vida torturante em cativeiro por causa de sua bile.”

“Esses nove ursos foram mantidos em gaiolas minúsculas – não muito maiores que uma cabine telefônica – por pelo menos 17 anos, quando foram microchipados pela primeira vez.”

“Enquanto eles são os ‘sortudos’ que agora estão livres da crueldade, as cicatrizes de seu extremo sofrimento físico e psicológico durarão por toda a vida.”

“O governo do Vietnã deve fechar todas as lacunas legais restantes. E proibir os fazendeiros de manter seus ursos engaiolados como animais de estimação para acabar com a prática bárbara e ilegal da criação de bile de urso”.

Foto: World Animal Protection/Phuong Le Duy

Phuong Le Duy, consultor do Vietnã para a organização sem fins lucrativos, acrescentou que a maioria dos ursos nas fazendas são magros, fracos e pequenos devido à falta de alimentação.

“Depois de conhecer esses ursos em 2019, é gratificante saber que terão a paz que merecem depois de uma vida de crueldade”, acrescentaram.

    Você viu?

    Ir para o topo