Os três ursos mantidos em condições deploráveis pelo circo Magic vão ser acolhidos provisoriamente no Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, confirmou fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.
Os três animais encontram-se num veículo na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, e estão sob a guarda do proprietário do circo.
Desde 2005 que os três ursos, com idades entre os 17 e os 18 anos, por determinação legal, não poderiam ser usados para atuar em espetáculos.
Técnicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês estiveram hoje, quinta-feira (28), no local e informaram aos exploradores de que os animais deixarão o circo na próxima semana.
Contatado pela Lusa, o Jardim Zoológico de Lisboa confirmou que irá receber os animais, os quais serão colocados “em quarentena” assim que chegarem.
Entretanto, fonte do ICNB adiantou à Lusa ter recebido “uma proposta do Parque Biológico da Lousã que mostrou interesse em abrigar os três animais”.
“Desde que a proposta esteja em conformidade com a legislação, essa situação será resolvida”, afirmou Sandra Moutinho, do Gabinete de Comunicação do ICNB.
Um dos filhos do proprietário do circo disse hoje à Lusa esperar que seja encontrada uma solução para os animais, desde que essa não passe pela morte, mas defende que o ideal seria mesmo a legalização dos três ursos para poderem ainda ser explorados nas pistas do circo. Mas, felizmente, isso não será possível, pois a legislação proibe a exibição de animais em circos.
José Torralvo admitiu as péssimas condições como são tratados os animais atualmente e, apesar disso, garante que o seu pai, Reinaldo Torralvo, de 65 anos e antigo domador dos animais, cuida bem deles “e é incapaz de lhes fazer mal” – ao contrário do que mostram as fotos.
Com informações do Jornal de Notícias