Nove ursos da província do sul de Binh Duong, vizinhos da cidade de Ho Chi Minh, finalmente saíram das jaulas onde viviam e estão sendo transferidos para seu novo lar.
Um proprietário da fazenda entregou os ursos, sendo que quatro são fêmeas, para uma equipe da organização de proteção de animais selvagens de Hong Kong Animals Asia.
A fazenda foi originalmente aberta para a extração comercial de bile de urso. O governo proibiu a prática em 2005, informou o VN Express.
Sete ursos viviam enjaulados no local há mais de 10 anos e outros dois desde 2008, anunciou a Animals Asia em um comunicado de imprensa.
Os médicos do grupo informaram que a nutrição deficiente e os anos de cativeiro causaram uma série de problemas de saúde nos animais.
A jornada deles santuário de Tam Dao, na província do Norte de Vinh Phuc, já começou. Espera-se que cheguem ao seu novo lar em breve.
Este é o maior resgate de ursos realizado pela Animals Asia em quatro anos. Os ativistas já libertaram 186 ursos de fazendas de bile no Vietnã.