
Os ursos-da-lua (Ursus thibetanus), também conhecidos como ursos-negros-asiáticos, estão criticamente ameaçados de extinção e são protegidos pela legislação contra à caça e contra qualquer tipo de exploração. No entanto, a lei não é respeitada. Animais indefesos são condenados à prisão perpétua, enquanto criminosos burlam a lei e não são punidos. Felizmente, há ativistas corajosos e compassivos dispostos a lutar contra o cativeiro de animais selvagens e graças a eles, dois ursinhos que estavam sendo explorados por um circo foram resgatados e enviados para um santuário.
Os dois animais foram separados de suas mães e obrigados a participar de espetáculos circenses para entreter turistas em Hanói, no Vietnã. Eles não recebiam alimentação adequada e eram agredidos com pedaços de madeira durante treinamentos cruéis. Diversas denúncias foram feitas à Animals Asia e a organização rapidamente entrou em ação para resgatar os filhotes, que tinham apenas alguns meses e foram carinhosamente batizados de Sugar e Spice, contando com o apoio e a colaboração de autoridades de proteção à vida selvagem vietnamitas.
Tuan Bendixsen, diretor da Animals Asia Vietnã disse : “Estamos muito gratos às autoridades por tomarem medidas rápidas neste caso e enviarem uma mensagem clara aos circos de todo o país de que eles não estão acima das leis nacionais sobre vida selvagem. Este resgate será um impedimento para aqueles que cometem crimes contra a vida selvagem, um alerta para o público que pode considerar assistir a um circo de animais e, esperançosamente, um catalisador para o governo examinar mais de perto outras instalações em todo o país usando proteção e espécies ameaçadas de extinção em seus programas. ”
Depois de serem transferidos para o premiado Centro de Resgate de Ursos do Vietnã da Animals Asia e passarem por quarentena e exames médicos, os ursos recentemente pisaram na grama pela primeira vez. Embora apavorados, eles também pareciam muito curiosas. Ao contrário da crueldade que sofreram no circo, que deixou uma cicatriz no pulso de Spice e machucou os dentes de Sugar, eles agora vão brincar felizes e serem cuidados. O santuário onde vivem agora tem árvores, grama, estruturas de escalada, piscinas, pilhas de pedras e uma comunidade de ursos.
Em um comunicado à imprensa, Bundixsen também disse: “Infelizmente, a Animals Asia se tornou especialista em cuidar de filhotes ao longo dos anos, à medida que ursos jovens ameaçados de extinção continuam a ser retirados da natureza para a indústria de bile de urso, circos e até mesmo o comércio de animais exóticos. Embora nosso santuário seja vital para deter os caçadores, o governo precisa fazer mais. Ainda existem muitos outros ursos sendo explorados abertamente e de forma repugnante em circos por todo o país. O governo precisa intervir o mais rápido possível para permitir que todos os ursos sejam resgatados, caso contrário, o ciclo de crueldade continuará.”