Três ursos asiáticos foram resgatados da fazenda Lang Son, no Vietnã, em situação bastante precária. Os animais foram levados para um santuário em Vĩnh Phúc, que fica a 80 quilômetros a noroeste de Hanói (província onde estavam). Eles estavam retidos para a retirada da bile, que é utilizada na medicina tradicional chinesa.
“A exploração de ursos em cativeiro para retirar a sua bile é um dos piores exemplos de crueldade contra os animais no mundo”, contou na última sexta-feira (30) a organização Proteção Animal Mundial, que ajudou no resgate dos ursos, que têm cerca de 21 anos.
A libertação dos três ursos faz de Lang Son a 34ª província livre da exploração de ursos no Vietnã, segundo a entidade.
“Os ursos resgatados eram mantidos em gaiolas minúsculas, não muito maiores do que uma cabine telefônica. Embora tenham a ‘sorte’ de estarem livres da crueldade, as cicatrizes de seu sofrimento físico e psicológico durarão por toda a vida”, fala Maya Pastakia, gerente global de Campanhas de Medicina Tradicional da Proteção Animal Mundial.
Um dos ursos era mantido na fazenda ilegalmente, então o proprietário resolveu acordar de entregar os três animais mantidos ali.
“Para que o resgate fosse possível, contamos com a ajuda de nossos parceiros, a Education for Nature Vietnam (ENV) e a Animals Asia Foundation e nos unimos às autoridades locais para garantir que os ursos possam viver o resto de suas vidas em um santuário administrado pela Animals Asia Foundation.”
Hanói: a província que mais retira bile de ursos
A Proteção Animal Mundial, junto do governo vietnamita estão trabalhando para registrar e microchipar todos os ursos que vivem em fazendas no país, para assim garantir que não haja mais animais levados a fazendas de bile – como no caso do urso identificado em confinamento ilegal.
“Esse trabalho coletivo resultou em uma redução de mais de 90% no número de ursos explorados em fazendas de bile no Vietnã: de 4,3 mil ursos registrados em 2005 para 346 em 2021.”
Apesar dos números diminutos de ursos explorados em fazendas de bile no Vietnã, a organização vê que a situação é perigosa em algumas localizações do país, como a província de Hanói, o principal centro de fazendas de bile e com o total de 162 ursos contidos, representando 44% do total de ursos explorados do país.
“As fazendas de bile de urso são ilegais no Vietnã, mas isso não impede o sofrimento de centenas de ursos que continuam vivendo em cativeiro por causa do interesse em sua bile.”