Antes da operação conjunta de resgate, ele foi vendido na fronteira Indo-Nepal para ser explorado como um “urso dançante”.
Quando chegou ao centro de resgate, o urso-preguiça tinha uma tristeza inconfundível nos olhos. Foram necessários muito trabalho e determinação para que o urso superasse o trauma e se transformasse em um animal feliz que ama sua vida.
Ao chegar ao centro em 2013, ele estava muito magro, tinha os pelos emaranhados, um focinho furado e caninos quebrados. Seu corpo estava vulnerável a infecções e a doenças e ele necessitava urgentemente de cuidados médicos, reportou o One Green Planet.
Como o IAR ressalta, ursos traumatizados geralmente possuem muita dificuldade para se adaptar a novos ambientes e confiar novamente nas pessoas. Eles têm medo da interação humana e podem ser temperamentais. Isso foi exatamente o que ocorreu com Truffles e ele passou por um tratamento psicológico extensivo.
O pequeno urso finalmente se adaptou a sua nova vida e conheceu a bondade e a paz. Ele também se aproximou de Kandi, outro urso resgatado, e dois outros animais.
O urso tem cinco anos atualmente. Ele tem muita energia e adora ficar com seu melhor amigo. Ele também gosta de subir em árvores, tirar sonecas nas redes e comer petiscos.