EnglishEspañolPortuguês

ABUSO ABUSO ABUSO ABUSO

Urso-polar morre em zoo após tentativa de acasalamento forçado

,,,

11 de fevereiro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDABruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Cincinnati Zoo & Botanical Garden

O urso-polar Nana, de 20 anos, morreu após ser obrigado a interagir e acasalar com a fêmea Nuka, de 16 anos, no Zoológico de Detroit, nos Estados Unidos. Os animais entraram em conflito, possivelmente em razão do estresse profundo do cativeiro, e o macho não sobreviveu à briga.

Especialistas afirmam que na natureza, o processo de acasalamento é motivado pela soberania da fêmea, mas não existe a pressão do estresse acumulado e prejudicial de estar no cativeiro e fora de seu habitat. A morte de Nana foi causada por irresponsabilidade do zoológico.

Nana e Nuka já estiverem no mesmo recinto e não houve registro de incidentes, mas na ocasião anterior não foram obrigados e incentivados a acasalarem. A fêmea Nuka vive no zoo desde 2011 e é obrigada a acasalar com outros machos com frequência.

O zoo não divulgou quantos filhotes Nuka teve, mas afirmou que ela é “muito importante para esforços conservacionistas da espécie”, embora não existam planos de reintrodução dos animais em seu habitat, apenas de ter mais animais para serem explorados.

Nota da Redação: zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o Zoológico de Detroit servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

    Você viu?

    Ir para o topo