Por Patricia Tai (da Redação)
No mês passado, outro animal teve uma morte trágica em um zoológico, e o fato foi pouco divulgado pela mídia internacional. O urso polar Anton adoeceu e morreu após ter comido um casaco e uma bolsa que caíram acidentalmente dentro de seu recinto no Zoológico de Stuttgart, na Alemanha. As informações são da Ecorazzi.
Mantenedores do zoológico disseram que Anton estava agindo de maneira estranha e, quando ele começou a cuspir pedaços de material desconhecido, eles perceberam que ele tinha consumido itens de vestuário. A equipe tentou salvar o urso ministrando-lhe drogas indutoras de vômito, mas o dano já estava feito. Naquele mesmo dia, Anton morreu com diversas lesões internas.
Embora ninguém tenha assumido ter visto o animal ingerindo os objetos, quando entrevistados, os tratadores do urso Andreas Woessner e Juergen Diesenhofer simplesmente disseram em tom de brincadeira que “devia ter algo saboroso naquilo, alguma coisa a que Anton simplesmente não poderia resistir”.
Infelizmente, a ingestão de objetos jogados dentro de jaulas ou recintos de animais em zoológicos é uma causa comum de mortes dos mesmos. Nos últimos anos, um elefante chamado Charly e um hipopótamo morreram após comerem um urso de pelúcia e uma bola de tênis, respectivamente.
Em resposta à morte de Anton, o zoológico afirma ter aumentado a sinalização para que os visitantes segurem com firmeza os seus pertences e não joguem comida ou objetos dentro das áreas de confinamento de animais. No entanto, tais avisos já existem na maioria dos zoológicos e são ignorados pelas pessoas. Segundo a reportagem, nos últimos 25 anos, só na área onde ficam os ursos polares, os funcionários do zoológico encontraram 200 sapatos infantis, bem como incontáveis outros itens, e muitos ursos correram o risco de ter tido o mesmo destino de Anton.