Um urso-pardo foi morto a tiros por uma equipe de caçadores após entrar na cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido, no Japão. Em desespero, ele tentou entrar em escolas e em um quartel. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. Ursos-negros e partos são nativos da maior parte de ilhas do país e costumam vagar principalmente à noite.
Especialistas apontam que há cada vez mais registros de ursos famintos e estressados que migram para regiões urbanas em busca de comida. Com a expansão urbana trazida principalmente pela ocidentalização pós-guerra, os animais selvagens estão sendo expulsos dos seus habitats e sofrem com a fome, falta de abrigo e poluição sonora.
Ursos fazem parte da identidade e memória de Hokkaido. Os Ainu, população indígena considerada a primeira a ocupar a ilha, convivia com ursos e acreditavam que os animais eram sagrados e os seus espíritos os guardiões da região. Eles sabiam coexistir com a natureza sem destruí-la. Algo que a população contemporânea de Hokkaido esqueceu.