EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO EMOCIONAL

Urso-negro resgatado de zoo ucraniado destruído por bombas morre de estresse pós-traumático

15 de julho de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Zoológico Five Sisters

Yampil, um urso-negro asiático resgatado da devastação na Ucrânia e realojado temporariamemteem um zoológico na Escócia, faleceu após sofrer de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ativistas em defesa dos direitos animais lutavam para que ele fosse para um santuário.

O urso foi trazido para o zoológico em janeiro deste ano, depois de ser encontrado por soldados ucranianos em um zoológico abandonado na vila de Yampil, que foi devastada pela invasão russa em julho de 2022. Dos quase 200 animais que estavam no zoológico, Yampil foi um dos poucos sobreviventes após ser descoberto que as forças russas estavam comendo os animais.

Os soldados encontraram Yampil trancado em um pequeno recinto, cercado por escombros de bombas. Romain Pizzi, um veterinário especialista em animais selvagens, explicou que animais resgatados de circunstâncias tão traumáticas podem sofrer de complicações de saúde, como problemas dentários e TEPT.

“Yampil estava confortável e feliz aqui, mas infelizmente, ele não se recuperou de um procedimento anestésico necessário para tratar seus problemas de saúde”, declarou Pizzi. “Estamos devastados em confirmar que Yampil, nosso urso preto asiático de 12 anos, faleceu. Ele foi um dos sete animais sobreviventes resgatados de um zoológico abandonado na Ucrânia, uma tragédia menos conhecida do conflito humano.”

Foto: Zoológico Five Sisters

Os maus-tratos a Yampil ocorrem em um contexto de abuso generalizado de animais em áreas invadidas na Ucrânia. Relatos indicam que tropas russas foram forçadas a comer os animais dos zoológicos para evitar a fome. Em 2022, centenas de cães foram encontrados mortos em um abrigo de animais na Ucrânia, deixados para morrer de fome por ocupantes russos.

A história de Yampil serve como um doloroso lembrete da crueldade que muitos animais enfrentam no cativeiro, especialmente em situações de conflito humano.

    Você viu?

    Ir para o topo