Um urso foi resgatado por funcionários da Foundation for the Preservation of Wildlife and Cultural Assets do zoológico em Echmiadzin, na Armênia, nesta quarta-feira (20). O animal sofreu diversos abusos por anos e foi encontrado extremamente mal nutrido. Esta foi a primeira vez que ele saiu de sua jaula em anos.
Devido ao tempo que passou encarcerado, o urso mal conseguia se mexer, então os funcionários tiveram que remover as barras e arrastar o urso para fora de sua cela.
Havia mais cinco ursos nessa situação, e o trabalhador que estava filmando a libertação do animal explicou os planos da instituição para retirar todos do local.
Ele também disse que o urso-marrom parecia ter “cinco ou seis anos”, mas após examinar seus dentes concluiu que era mais velho . O equívoco ocorreu pois o urso era muito pequeno devido à falta de alimentação.
Assim que foi retirado da cela, os trabalhadores colocaram um lençol sobre sua cabeça pois temiam que ele estranhasse a luz, já que ficou preso por anos. Ele também teve parte de seu pelo cortado para que recebesse vacinas, que foram renegadas pelo zoo.
A pessoa que filmou acrescentou: “Este é o segundo resgate. Ontem nós também resgatamos um tigre. Hoje vamos resgatar cinco ursos, dois irão para um zoológico e outros três irão para um centro de resgate que é apoiado pela International Animal Rescue.”
O vídeo foi transmitido na página do Facebook do International Animal Rescue e o resgate faz parte de sua mais recente campanha: “The Great Bear Rescue”.
Eles têm com o objetivo resgatar todos os ursos presos na Armênia.