Um urso-pardo foi morto covardemente por oficiais da vida selvagem após ser atraído até uma armadilha durante a madrugada. O caso aconteceu na cidade de Ovando, em Montana (EUA). O animal selvagem foi condenado à morte após supostamente ter atacado campistas na última quarta-feira (07). O urso tinha cerca de 180 kg e era saudável.
A cidade de Ovando tem menos de 100 habitantes e faz fronteira com uma enorme extensão de terra florestal que se estende até a fronteira com o Canadá. A região abriga cerca de 1.000 ursos pardos. Com o desmatamento, a poluição sonora e a falta de alimentos, muitos ursos estão migrando para locais habitados por seres humanos em busca de abrigo e comida.
A equipe que coordenou a caçada ao urso fez um grande investimento em equipamentos de uso noturno, iscas e armadilhas, mas não foram capazes de buscar uma estratégia para realocar o urso em seu habitat para evitar novos conflitos com seres humanos. O xerife da cidade optou por proibir temporariamente novas licenças para acampamentos.
Ativistas e especialistas afirmam que o episódio não foi uma merda coincidência. A migração de ursos em busca de alimentos pode continuar ocorrendo e não é ético e nem ideal que cada urso avistado seja simplesmente exterminado. É necessário buscar soluções para evitar que mais áreas naturais sejam degradas e animais expulsos de seu habitat.
OFFICIALS KILLS GRIZZLY BEAR NEAR OVANDO
Wildlife officials shot and killed a grizzly bear early Friday morning less than two miles from Ovando, where a woman was killed in a grizzly bear attack early Tuesday morning.https://t.co/dIrSC7s8dg pic.twitter.com/JAYbCoi5Fm— Montana FWP (@MontanaFWP) July 9, 2021