EnglishEspañolPortuguês

ESTRESSE E PRIVAÇÃO

Urso derruba tratador em parque temático para pegar sacola de comida que ele carregava

Casos como este são previsíveis e resultam da frustração dos animais aprisionados e explorados para entretenimento humano.

8 de dezembro de 2025
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ Redes sociais

Um urso explorado em espetáculos no Parque Safari de Hangzhou, na província de Zhejiang, na China, derrubou e puxou o tratador responsável por conduzi-lo pelo braço logo após uma apresentação no último sábado (06/12). O urso correu em direção ao funcionário ao perceber a sacola de comida que ele carregava.

Vídeos que circularam na rede social Weibo mostram o urso, que havia acabado de participar de um show, envolvendo-se em um momento de conflito físico com o funcionário, ao vê-lo segurando uma sacola repleta de cenouras e maçãs.

Funcionários do parque se aproximaram com objetos para afastar o urso, enquanto o tratador era retirado do local. Apesar da tensão das cenas, o próprio parque afirmou posteriormente que ambos saíram ilesos.

A reação do urso é uma consequência de manter um animal selvagem sob controle humano para fins de espetáculo. Ursos, assim como outros animais utilizados em circos, safáris performáticos ou shows temáticos, vivem sob constante estresse e privação, condicionados por métodos coercitivos para executar comportamentos antinaturais diante de plateias.

Embora apresentações com animais ainda sejam populares em diversas regiões da China, elas enfrentam críticas crescentes. Não há cenário verdadeiramente seguro, ético ou justificável quando se exige que um animal selvagem viva para performar.

Os animais selvagens não existem para entreter e cada caso como esse mostra a urgência de acabar, de forma definitiva, com o uso de animais em shows e apresentações.

    Você viu?

    Ir para o topo