EnglishEspañolPortuguês

LIBERDADE

Urso-da-lua mantido em gaiola pequena por 20 anos finalmente pode sentir o sol e respirar ar livre

16 de julho de 2024
Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Proteção Animal Mundial/Conexões One Touch

Após passar duas décadas em uma fazenda de bile no Vietnã, o urso Chinh finalmente está desfrutando da liberdade na natureza. Chinh, um urso-negro-asiático, também conhecido como urso-da-lua, viveu por mais de vinte anos em uma pequena gaiola, onde era submetido a dolorosas extrações de bílis para uso na medicina tradicional asiática.

A organização global de bem-estar animal FOUR PAWS, em parceria com a Proteção Animal Mundial e o Departamento de Proteção Florestal do Vietnã (FPD), tem trabalhado arduamente para resgatar ursos de fazendas de bile e transferi-los para santuários seguros. Essas instituições monitoram as fazendas para identificar ursos sem registro e evitar a entrada de novos animais na indústria de criação de bílis. Além disso, incentivam os criadores a entregarem seus ursos voluntariamente.

Foto: Proteção Animal Mundial/Conexões One Touch

No caso de Chinh, o guardião foi persuadido a entregá-lo. Em 10 de maio, após um cuidadoso planejamento, os socorristas da FOUR PAWS transportaram Chinh para o santuário da organização em Ninh Binh, Vietnã. Durante o transporte, uma equipe veterinária garantiu a segurança de Chinh, que não precisou ser anestesiado e entrou voluntariamente na gaiola de transporte. Esse momento marcou a primeira vez em anos que Chinh sentiu a luz do sol.

No santuário, Chinh começou a explorar seu novo ambiente, movendo-se de uma pequena gaiola para um recinto semi-selvagem com acres de terra onde pode correr, brincar e relaxar. Embora precise de tempo para se curar completamente, já começou a desfrutar de prazeres simples que lhe foram negados por tanto tempo.

“Após o resgate, Chinh estava calmo. Ele comeu um pouco de comida, incluindo bananas e Morning Glory. No entanto, ele apresenta tártaro agudo, caninos superiores fraturados, garras muito longas e hiperqueratose nas almofadas das patas, causada por anos de pé em barras de metal”, relatou Lesley Halter-Gölkel, veterinária da FOUR PAWS.

Chinh passará por um exame de saúde completo, incluindo exames clínicos gerais, de sangue, raio X, ultrassom e endoscopia, para avaliar sua condição e tratar quaisquer problemas decorrentes dos anos em cativeiro.

Foto: Proteção Animal Mundial/Conexões One Touch

Esperança para o futuro

A FOUR PAWS já resgatou 14 ursos da mesma fazenda de bile antes de Chinh, que é o décimo quinto e último urso a ser resgatado de lá. Com esforços contínuos, a organização espera que a prática de criação de bile de urso, que agora é ilegal no Vietnã, seja completamente abolida, garantindo um futuro mais seguro e livre para esses animais.

Graças ao trabalho incansável de organizações como a FOUR PAWS, cada vez mais ursos estão encontrando a liberdade e a paz que merecem em santuários, longe da crueldade das fazendas de bile.

    Você viu?

    Ir para o topo