O grande incêndio Dixie, que assola a Califórnia desde julho, está causando a morte de milhões de animais e já é considerado o segundo maior da história do estado norte-americano. Recentemente, uma equipe de bombeiros encontrou um ursinho bebê com as patas queimadas. As feridas eram graves e dolorosas e o animal selvagem precisou ser encaminhado para o Ramona Wildlife Center da San Diego Humane Society para receber cuidados especializados.
O ursinho tem apenas sete meses e, em razão da gravidade de suas lesões, viverá em um abrigo até atingir idade suficiente para sobreviver sozinho na natureza. O filhote estava ferido, mas em bom estado de saúde. A mãe do ursinho não foi encontrada, mas como ele estava saudável, é possível que tenham se separado em meio aos chamas ou que ela tenha morrido recentemente, deixando-o sozinho. Agora, ele viverá com outros filhotes órfãos.
Os novos amigos do ursinho são seis filhotes de urso-pardo salvos durante o incêndio devastador. O Ramona Wildlife Center da San Diego Humane Society é a principal referência no cuidado e reabilitação de ursos desde o início do Dixie. Sem o trabalhado realizado pela organização, esses animais, muito provavelmente, não teriam sobrevivido. Os danos causados pelo incêndio florestal ainda não foram estimados, mas podem ser implacáveis.
A diretora do Ramona Wildlife, Christine Barton, afirma que a vida selvagem, sem dúvidas, sofre a maior perda. “Estamos extremamente orgulhosos de fazer parte dos esforços de reabilitação de seis filhotes de urso órfãos. Este ano tem sido extremamente difícil para nossa vida selvagem, pois os incêndios continuam a devastar nossas florestas e as áreas que os ursos e outros animais chamam de lar”, disse em entrevista ao One Green Planet.