Um ursinho filhote foi flagrado por bombeiros vagando desorientado em meio a uma floresta carbonizada e destruída pelo incêndio “Dixie”, que está devastando a Califórnia. O bebê já foi avistado por alguns dias seguidos e está completamente sozinho. Autoridades ambientais temem que ele tenha se perdido da mãe ou que ela tenha morrido queimada.
Uma equipe de resgate treinada e experiente está pronta para realizar o resgate, mas estão observando à distância, esperando a confirmação de que ele está realmente sozinho. Bombeiros acreditam que ele esta vagando em meio às cinzas procurando a mãe. Ele não parece debilitado ou doente, o que indica que, apesar de jovem, ele está conseguindo sobreviver.
O incêndio Dixie, considerado o maior da história na Califórnia, já dura mais de um mês e destruiu mais de 1.000 casas. Suspeita-se que uma árvore caída em uma linha de energia pode ter sido a causa. Milhares de animais foram afetados e 607 mil hectares foram devastados pelas chamas. Ativistas, veterinários lutam contra o tempo para socorrer animais queimados.
Destruição crescente
Até o momento, já foram registrados mais de 6.600 focos de incêndios. Um parceria formada por uma escola de veterinária e o departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia está realizando vistorias nas regiões afetadas pelos incêndios em busca de animais feridos, cujos números ainda são desconhecidos, mas os cálculos apontam para milhões de vítimas.
Os animais resgatados são encaminhados para hospitais de campanha onde recebem medicação e inalação. Muitos são devolvidos à natureza em locais seguros, mas outros, com queimaduras graves, precisam ficar internados sob observação. O trabalho de busca e resgate pode ser cansativo e extremamente frustrante, mas é a única chance de sobrevivência dos animais feridos.