Dois ursinhos foram resgatados após serem covardemente sequestrados por traficantes de animais, que pretendiam vendê-los como animais domésticos. Os homens arrancaram os bebês dos braços da mãe enquanto eles ainda eram amamentados. Os criminosos foram presos e os animais, que, agora não podem ser reintegrados à natureza, serão encaminhados para um santuário de animais no Vietnã até terem idade suficiente para serem soltos em seu habitat.
O Vietnã é um importante centro para o tráfico internacional de animais, principalmente ursos, que são explorados para a extração de bílis para uso na medicina tradicional oriental. Os ursinhos foram carinhosamente batizados de Be e Em e entregues à guarda da Four Paws. A ativista Emily Lloyd, porta-voz da organização, afirma que os bebês estão bem. “No momento, eles comem, brincam e dormem, mas já podemos ver suas personalidades individuais aparecendo. Be é muito brincalhão e confiante, enquanto Em por enquanto é mais reservado”, disse.
Nos últimos anos, a Four Paws acolheu cinco ursinhos encontrados nas mesmas circunstâncias que Be e Em. O Vietnã aprovou uma série de leis que proteger ursos e outras espécies selvagens, mas a fiscalização ainda é falha e muitos animais ainda são vítimas de traficantes.