Um doce e adorável ursinho foi encontrado perdido vagando em um deserto na fronteira entre a Turquia e o Iraque. Chamando carinhosamente de Hakvan, o bebê estava à procura da mãe que, infelizmente, pode ter sido alvo de caçadores. Sozinho e sem ter para onde ir, o ursinho foi resgatado por um ativista, ganhou uma grande mamadeira, que devorou rapidamente e, em seguida, foi encaminhando para um centro de reabilitação da vida selvagem.
Lá, ele é alimentado a cada três horas e recebe cuidados contantes. O objetivo é que ele cresça forte e passe por um processo de readaptação para ser devolvido à natureza. O professor Lokman Aslan, diretor do centro, disse que o local trata dezenas de animais feridos trazidos todos os anos, mas os ursos raramente são vistos no leste da Turquia, o que é um indício do tráfico de animais ou as mudanças climáticas trazendo desequilíbrios.
“Hakvan, o ursinho, está bem agora. Ele foi alimentado e liberado de volta ao local onde perdeu sua mãe, mas não conseguiu localizá-la. Então, nós o trouxemos aqui. Ele tem o habitat perfeito aqui semelhante ao seu habitat”, disse Asla ao The Frontier Post. Além de Hakvan, o centro atendeu recentemente dois ursos adultos feridos e o professor teme que o habitat desses animais esteja em risco e cada vez mais ursos fiquem sem lar.