EnglishEspañolPortuguês

NOVA CHANCE

Ursa que reagiu contra corredor na Itália é poupada da pena de morte e será levada para santuário na Alemanha

A decisão foi tomada por conta de uma petição feita por ativistas pelos direitos animais e pais do homem que faleceu

16 de maio de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: ANSA

Um ano após reagir contra homem na Itália, ursa conhecida como JJ4 será transferida para santuário na Alemanha. O parque de proteção da vida selvagem alemão ‘Worbis’ concordou em receber ela, que estava sob ameaça de morte.

A JJ4 é uma fêmea de urso marrom de 18 anos que teve uma reação infelizmente fatal contra um homem que corria na área florestal. Ela foi identificada por meio de vestígios de DNA deixados nas lesões do corredor de 26 anos.

Ela foi capturada 10 dias depois em uma armadilha especial humanitária para ursos, junto com seus três filhotes, que foram libertados pois já estavam desmamados. Desde então, JJ4 tem sido mantida em um recinto em Trento, Itália, pois também foi considerada responsável por duas reações anteriores a humanos.

Seu destino causou muito debate na Itália, com muitos exigindo que ela fosse morta, enquanto os próprios pais da vítima imploravam que deixassem ela viver. Os ursos são protegidos na Itália e decisões de abate de ursos só podem ser tomadas por um tribunal. Os tribunais adiaram a decisão de matá-la várias vezes e, no final, uma petição de ativistas pelos direitos animais poupou a vida dela.

Segundo o jornal italiano “Corriere del Trentino”, a decisão de mover JJ4 foi tomada pelas autoridades regionais da província do norte de Trentino. A mudança está prevista para acontecer até o outono, de acordo com o assessor Roberto Failoni.

Failoni observou que o conselho provincial se reunirá no final de maio para discutir o assunto mais a fundo, após o que a decisão será oficializada. O processo de realocação provavelmente levará cerca de quatro a cinco meses, permitindo tempo para o santuário se preparar para recebê-la.

Informações do site do parque de ursos indicam que há um total de nove outros ursos atualmente residindo no santuário alemão, com uma instalação adicional na Floresta Negra. A mãe de JJ4, Jurka, habita o santuário da Floresta Negra desde 2010.

    Você viu?

    Ir para o topo