A ursa Kátia chegou, na manhã desta quinta-feira (29), ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), após sua transferência para o santuário Rancho dos Gnomos ter sido iniciada. Explorada por um circo, ela foi resgatada e, depois, levada a um zoológico no Ceará.
A transferência da ursa Kátia e do urso Dimas, que vivia com ela no zoológico, foi determinada pela Justiça devido ao calor excessivo do Ceará, inadequado para a espécie. As informações são do G1.
Após chegar no aeroporto, a ursa foi levada para um local seguro onde permanecerá enquanto aguarda para ser transferida para o santuário, em Joanópolis (SP). O urso Dimas permanece em Fortaleza, onde aguarda o embarque.
Dimas e Kátia viveram onze e oito anos, respectivamente, no zoológico São Francisco de Chagas, em Canindé, no Ceará, após sofrerem maus-tratos em um circo e serem resgatados. No mês passado, o zoológico chegou a um acordo com a Associação Viva Bicho para fazer a transferência dos animais, mas sem estabelecer um prazo. Foi então que a ONG recorreu da decisão e conseguiu estipular uma data.
O Rancho dos Gnomos, para onde os ursos irão, é o mesmo local que abrigou Rowena, ursa que morreu recentemente e ficou conhecida como a mais triste do mundo devido a seu histórico de exploração e sofrimento.
No santuário, Dimas e Kátia terão novos nomes. A ursa se chamará Mizar, que significa “a estrela mais brilhante da constelação da Ursa Maior”. Dimas, por sua vez, foi rebatizado como Verru, do hebraico “força da superação”.