Por Sophia Portes / Redação ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)
A ursa Fifi viveu em um zoológico na Pensilvânia, Estados Unidos, por mais de 30 anos. Durante todo esse tempo ela viveu em cativeiro, onde foi forçada a aprender truques para divertir a plateia.
Quando o zoológico fechou, Fifi ficou mais de uma década presa em uma gaiola pequena e enferrujada. A ursa estava suja, muito abaixo do peso ideal, desidratada, e devido ao pequeno espaço que era submetida, não podia se mover muito e acabou desenvolvendo uma artrite muito dolorosa. Ela precisava de resgate urgentemente.
Foi então que voluntários da ONG People for the Ethical Treatment of Animal (PETA, Pessoas em prol do Tratamento Ético dos Animais, em tradução literal) e da Wild Animal Sanctuary (Santuário Animal Selvagem, em tradução literal), realizaram o resgate de Fifi e deram a ela uma chance de ter uma vida saudável e feliz.
A ursinha foi levada a um vasto habitat e recebeu cuidados veterinários para se recuperar do trauma que viveu por tanto tempo. Hoje, Fifi é um ursa muito feliz, animada, carinhosa e saudável. Parece outro animal. E pela primeira vez em muito tempo, ela vai hibernar em um local confortável no inverno.
O vídeo abaixo conta um pouco da história de Fifi e seu processo de reintegração a uma vida saudável e feliz: