No dia 1º de dezembro,foram liberados 2 milhões de reais para a construção, na FMVZ/Unesp/ Botucatu, de um hospital veterinário inteiramente voltado para o atendimento de animais silvestres.
Os recursos para a construção do novo hospital foram obtidos através do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – criado pela Secretaria destinado ao ressarcimento à coletividade dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico no âmbito do Estado de São Paulo.
A equipe do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp/ Botucatu, sob a coordenação do professor Carlos Teixeira encaminhou um projeto ao FID mostrando a importância do hospital na reconstituição, reparação e preservação da fauna nativa. Os responsáveis pelo Fundo entenderam o valor da iniciativa e destinaram a verba que será utilizada para as obras estruturais do hospital.
O projeto contará também com a colaboração da instituição com outro montante de quase dois milhões que será utilizado para a compra de mobiliários e aparelhos.
O empreendimento é algo único desse porte no Brasil e vai contar com aparelhos de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico, laboratórios, alojamento para estagiários ou residentes, anfiteatro para cem pessoas, cozinha industrial, recintos adequados para várias espécies de animais.
A destinação específica do hospital para animais silvestres deve diminuir o risco de que eles sejam contagiados por doenças típicas de animais domésticos. Além disso, a obra deve ser a primeira a ser construída em área da Fazenda Experimental Lageado, dando início ao projeto de transferir para lá toda a estrutura da FMVZ.
A previsão para o início das obras é no primeiro semestre de 2011.
Com informações da Universia