O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, solicitou o apoio de especialistas para mitigar o problema dos animais sem lar na nação centro-americana. O mandatário escreveu nesta quarta-feira (08/10), na plataforma X, que planeja promover o resgate da forma menos violenta possível e estabelecer um precedente na América Latina em termos de proteção animal.
“Milhares de cães e gatos vivem em nossas ruas. Queremos mudar isso, mas sem crueldade. Contamos com os recursos financeiros, mas buscamos parceiros especializados para transformar isso em um modelo para a América Latina”, afirmou.
Por sua vez, a embaixadora salvadorenha nos Estados Unidos, Milena Mayorga, destacou seu “pleno apoio” à iniciativa do presidente. “Nos Estados Unidos existe um profundo amor e respeito pelos animais, com milhares de abrigos e organizações de assistência comprometidas com o seu cuidado”, respondeu Mayorga à publicação de Bukele.
A partir de 2021, as autoridades salvadorenhas endureceram as medidas contra os maus-tratos a animais. Com a atualização do Código Penal e a criação da Lei Especial de Proteção e Bem-Estar Animal, o país passou a impor penas de prisão de dois a quatro anos, além de multas, a quem causar dano, sofrimento ou abandonar animais domésticos.
Traduzido de RT.