EnglishEspañolPortuguês

Um em cada quatro cães sofre depressão, diz pesquisa

19 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

O que faz o seu cão enquanto você está trabalhando? Esta foi a pergunta que inspirou o novo trabalho de Mark Evans. O ex-veterinário da RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), instituição do Reino Unido que protege os direitos animais, decidiu produzir um documentário para mostrar tudo o que os cães fazem dentro de uma casa quando estão sozinhos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ideia surgiu quando Evans teve contato com uma pesquisa que apontava que um em cada quatro cachorros sofria de depressão. A doença era ainda mais frequente entre bichinhos cujos tutores trabalhavam o dia inteiro fora.

Com câmeras instaladas por residências com animais, além de aparelhos presos aos próprios animais, o veterinário conseguiu capturar imagens bastante reveladoras. De acordo com o britânico, a automutilação é bastante comum entre os cães que enfrentam a solidão diariamente.

O material produzido por Evans foi organizado na forma de um documentário. Denominada “Home Alone Dogs”, a produção deve ser exibida ainda este ano em um canal de televisão da Inglaterra.

Para o especialista, a ligação entre os cães e os humanos é muito grande e de nada adianta explicar aos animais que eles ficarão sozinhos porque seus tutores precisam trabalhar. Eles simplesmente não entendem e se sentem abandonados.

Uma solução, segundo Evans, seria acostumar os bichinhos aos poucos com os longos períodos de solidão. No vídeo abaixo (em inglês), o veterinário explica a proposta de seu trabalho e mostra o posicionamento das câmeras para capturar as imagens dos cães sozinhos. Assista:

Fonte: Globo Rural Online

Você viu?

Ir para o topo