Dezenas de cidades e vilas do estado de Queensland, na Austrália, estão lidando com os efeitos das inundações provocadas pelas fortes chuvas dessa semana — quando o volume esperado de precipitação para um ano caiu em apenas alguns dias.
Os totais de precipitação no aeroporto de Townsville já é de 2,35 metros no ano até agora, apenas 50 mm abaixo do ano mais chuvoso já registrado na cidade, o ano de 2000, quando 2,4 metros foram registrados em um período de 12 meses.
Mais de 300 estradas foram fechadas devido às enchentes em todo o estado, de acordo com o QLDTraffic, deixando muitas comunidades isoladas. Segundo o The Guardian, a ministra de recuperação de desastres de Queensland, Ann Leahy, disse que o apoio estadual e federal contra enchentes seria fornecido às organizações e moradores afetados em nove áreas. A ajuda governamental inclui empréstimos para assistência a desastres de até US$ 250.000 e empréstimos essenciais para capital de giro de até US$ 100.000 para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos, além de assistência pessoal para moradores qualificados.