EnglishEspañolPortuguês

Tutores sofrem prisão e multas por falta de cuidados básicos aos animais

5 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Peter e Judith Chernecki dizem amar os animais até o ponto que simplesmente não conseguem dizer não e querem ajudar os que encontram em perigo, perdidos ou abandonados.

E é precisamente esta alegação que está atormentando os juízes que tentam encontrar um castigo adequado para o casal Gull Lake depois que eles foram declarados culpados de uma lista de violações previstas no Animal Care Act (código de defesas dos animais norte-americano) no que tem sido descrito como o pior caso de acumulação de animais já descobertos em Manitoba.

64 cães que foram descobertos vivendo em condições horríveis foram resgatados da propriedade dos Cherneckis em julho de 2010 depois que os oficiais de proteção animal locais chegaram para investigar uma queixa de maus-tratos.

Praticamente todos os cães escondidos foram encontrados vivendo na escuridão em um cômodo 58m² com o chão coberto de uma “pasta molhada” de palha, barro e excrementos.
Os investigadores também descobriram um ninho com cerca de 30 a 40 ratos com os quais os cachorros viviam.

“Todos os cães cheiravam urina e fezes e estavam severamente sujos”, disse o advogado Crown Shaun Sass.

O bafo de amônia no ar fez com que uma equipe de bombeiros usassem equipamentos de oxigênio e máscaras de proteção completos quando entraram no cômodo. Os cães tinham mastigado partes das paredes, o assoalho estava apodrecendo e alguns dos cães estavam escondidos em um pequeno espaço por baixo. Outros enfiaram-se em prateleiras nas paredes para sair do chão.

Alguns dos cães estavam encharcados nas fezes e lama e muitos sofreram ferimentos faciais, infecções oculares e outras doenças. “O estado dos cães foi o pior que eu já ouvi falar nesta província”, disse Sass.

Dos 64 cães apreendidos, 34 foram mortos, disse Sass. Sete – apelidados de “Os Sete Sortudos” – foram enviados para a casa de salvamento Dogtown EUA e clínicas de reabilitação em Utah por causa da gravidade de seus problemas comportamentais e cognitivos.

A juíza local Carena Roller recebeu uma extensa quantidade de provas fotográficas das condições de vida dos cães, bem como um DVD que retrata as dificuldades comportamentais que a Humane Society de Winnipeg encontrou após muitos dos animais terem sido colocados nos abrigos depois que foram resgatados.

A Corte canadense está buscando a pena de prisão de quatro meses para Peter Chernecki, 63, além de multas e um longo período de liberdade condicional.

O casal tem atualmente 42 gatos em seus cuidados e recentemente cumpriram com as demandas dos oficiais em relação às necessidades veterinárias desses animais.

O advogado de defesa Jay Prober disse que o pedido de prisão para Peter Chernecki era “inadequado, injusto e irracional. O casal estava agindo na bondade de seus corações, tentando ajudar os cães e perderam o controle da situação”, disse ele.

Para a juíza Carena Roller o fato de o casal amar os animais “não explica por que eles não limpavam as fezes para fora do quarto – e não explica por que eles não abriam as janelas.” “Eu não entendo por que eles dizem que não foram capazes de fazer o que eles dizem que eles gostariam de ter feito, e isso é o que eu estou tentando entender”, disse Roller.

Com informações de Winnipeg Free Press

Você viu?

Ir para o topo