EnglishEspañolPortuguês

SEMANAS DE DESESPERO

Tutores encontram cão que desapareceu em São Vicente (SP) e foi resgatado à deriva em rio de Cubatão (SP)

31 de maio de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Prefeitura de Cubatão

Angústia, esperança e felicidade. Assim foi marcada a semana dos tutores de Leleco, um cão sem raça definida que desapareceu há duas semanas, em São Vicente (SP), e foi resgatado à deriva no Rio Casqueiro, em Cubatão (SP). Um dos tutores, José Morais da Silva, de 59 anos, celebrou o reencontro com o animal doméstico: “Como encontrar um filho”.

José conta que Leleco é seu companheiro há aproximadamente 13 anos. Ele recebeu o cão já adulto do amigo Ernesto José de Amaral, que ainda mantém contato com o animal — é Ernesto quem aparece segurando animal na foro acima.

Em uma visita à casa de José, no último domingo (19), Ernesto pediu para que Leleco passasse um período em sua residência, no bairro Tancredo, também em São Vicente. José acatou o pedido e Ernesto levou o animal.

Já na segunda-feira (20), devido a um pequeno descuido, Ernesto perdeu o animal de vista enquanto ele brincava fora de casa. O ex-tutor disse ainda que fez uma ‘varredura’ pelas ruas do bairro à procura do animal, mas não o encontrou.

“Todo mundo lá adora ele [Leleco]. A minha sogra, quando soube da notícia, até chorou. Ele é um bicho muito bonzinho. A gente tem ele como um filho. Como uma pessoa da família”, disse José, quando soube do desaparecimento do cão.

Leleco foi resgatado, à deriva, no Rio Casqueiro. Ele foi flagrado lutando contra a correnteza por agentes que monitoravam as câmeras do Píer do Jardim e acionaram os guardas municipais de Cubatão (GCMC)

A equipe mais próxima do local foi deslocada ao rio. A primeira tentativa de resgate foi frustrada, mas a segunda foi realizada com sucesso. Um dos agentes conseguiu utilizar uma corda com laço na ponta e puxar Leleco.

De acordo com a Prefeitura de Cubatão, o animal foi levado ao Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ), onde recebeu atendimento e cuidados. No local, a equipe constatou que ele estava visivelmente bem alimentado, mas sem informações sobre um possível cuidador.

Reencontro

O reencontro aconteceu após uma publicação nas redes sociais. Segundo José, o sobrinho de sua ex-esposa reconheceu Leleco, que aparecia sendo banhado por dois guardas municipais.

A publicação foi encaminhada e os familiares localizaram o animal. “A gente ficou desesperado e buscamos nos informar […]. Não sei como ele foi parar em Cubatão”. Ainda segundo José, Ernesto foi até o SCZ e levou Leleco de volta para casa na segunda-feira (27).

Ele disse que o reencontro com o cão foi celebrado pela família. “Acho que é a sensação de encontrar um filho. Agora [ele] só saí de casa quando eu morrer”.

Resgate

O responsável pelo resgate com a corda foi o GCM Chaves. Além dele, a equipe que atendeu a ocorrência era composta pelo agente John Herbert Santos Ribeiro, que foi responsável pela limpeza do animal após sua retirada do mangue.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo