Foto de animal de estimação nas redes sociais é sucesso na certa. Nada gera mais comoção e “curtidas” do que um lindo cão ou gatinho fazendo pose para a câmera, seja sozinho ou ao lado do seu tutor. E os usuários, claro, postam as imagens quase que diariamente. “É mais ou menos como sentimento de mãe. Você acha tudo tão fofo que quer compartilhar com o mundo todo esse amor”, tenta explicar a jornalista Mikaele Teodoro, 22 anos, “mãe” do gatinho preto Criolo.
Mikaele compartilha diversas fotos com seu filho na rede. Sempre com muitos amigos curtindo e tecendo elogios. “É a tal da mãe coruja, né?”.
De fato, se sentindo verdadeiras mães, pais e irmãos dos seus animais, as pessoas cada vez mais o incluem no ambiente familiar. “Claro que tenho porta-retratos espalhados pela casa dos meus filhos cachorros”, diz a professora Rosângela Macia, de 59 anos.
LEMBRANÇA
Atenta aos novos hábitos da sociedade que, cada vez mais, valoriza a companhia animal em suas casas, a fotógrafa Célia Nazarko transformou uma ideia em negócio profissional.
Junto de seu marido, Célia faz ensaios fotográficos de animais. “As pessoas que nos procuram pra fotografar tem em comum um amor e um carinho super especial, querem eternizar esses momentos”, explica.
Para Rosângela, o ensaio foi crucial. A professora foi a primeira cliente de Célia e tem gratidão eterna pela fotógrafa e amiga. “Fizemos as fotos em outubro, em dezembro minha cadela Meg faleceu”, conta. “Então aquelas fotos são a principal lembrança que tenho dela e que vão ficar para sempre”.
Além de Meg, os retratos dos cães David Beckham, Kevin Costner, Angel e Tiny também enfeitam a residência. E no perfil virtual da professora, a foto principal é a cadela meg, de quem sente tanta falta. “São parte da família”, explica. “Só não digo que são igual aos meus filhos porque eu brigo com meus filhos, mas com os meus cachorros nunca. Eles são só amados”, brinca.
HOMENAGENS
Não são só os momentos felizes que os usuários colocam na rede. Quando existe a perde, as homenagens póstumas também são publicadas e emocionam os internautas.
Como verdadeiros membros da família, os animais ganham cada vez mais espaço na vida e na rotina dos seus amigos humanos. “É uma espécie de orgulho do bichinho, misturado com a necessidade de mostrar o quão grande é o seu vínculo afetivo com ele, sabe?”, indaga Mikaele, que também exibe sua imagem com Criolo em seu perfil nas redes sociais.
Fonte: Correio do Estado