EnglishEspañolPortuguês

CUIDADO

Tutora usa fones anti-ruído em cadela com ansiedade durante viagem de trem

Para proteger a cachorra do barulho excessivo do transporte público, tutora adota acessório original e viraliza com cena que levanta debate sobre bem-estar animal em ambientes urbanos

25 de abril de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: TikTok/@yomynameisamy

Um vídeo que mostra uma cadela usando fones de ouvido durante uma viagem de trem conquistou a simpatia de milhares de internautas, tornando-se um fenômeno de engajamento nas redes sociais. A gravação, publicada no TikTok pela usuária Amy (@yomynameisamy) no último dia 21 de abril, acumulou mais de 123 mil curtidas e 675 mil visualizações em poucos dias, destacando-se como um dos conteúdos mais compartilhados da plataforma.

Nas imagens, registradas em um trem na movimentada Penn Station, em Nova York (EUA, a cadela aparece sentado entre sua tutora e uma mochila, com um par de fones de ouvido rosas cobrindo suas orelhas.

@yomynameisamy have u ever seen such a beautiful sight? #longislandrailroad #dogtok #pettravel #anxietyrelief ♬ This Is The Life Demo Hannah Montana – out of context hannah montana

A legenda do post explica a cena incomum: “Esta cadela no trem tem ansiedade, por isso está usando fones com cancelamento de ruído”, acompanhada da observação “Ela sou eu. Eu sou ela”, em referência à identificação da tutora com o estado emocional da cadela.

Fones com cancelamento de ruído são usados em público para abafar barulhos altos ou ajudar na concentração, podendo também aliviar a ansiedade. O site National Autism Resources destaca que muitas pessoas no espectro autista têm sensibilidade a sons e sugere que fones que reduzem o ruído podem ser benéficos.

A audição dos cachorros é cerca de quatro vezes mais sensível que a dos humanos, então protetores auriculares são usados em ambientes barulhentos para evitar estresse ou danos à audição, de acordo com o American Kennel Club.

Assim como os humanos, os cães também podem sofrer de ansiedade, sendo algumas das causas mais comuns o medo, a separação e o envelhecimento. Ela pode afetar cada cachorro de forma diferente, causando desde comportamentos destrutivos até agitação, inquietação, depressão ou até mesmo agressividade.

De acordo com o American Kennel Club, a ansiedade relacionada ao medo pode ser desencadeada por barulhos altos, pessoas ou animais estranhos, ou ambientes novos. Veterinários podem ajudar o tutor a encontrar a melhor forma de superar essa ansiedade, sendo uma das estratégias de treinamento a dessensibilização: expor o cão gradualmente à fonte de ansiedade em pequenas doses, recompensando comportamentos positivos.

    Você viu?

    Ir para o topo