Por Marcela Couto (da Redação)
Uma defensora de animais lançou uma campanha para alertar tutores sobre o envenenamento por anticongelante após quatro gatos tutelados por ela terem morrido vítimas do produto.
Nickki Talbot, 24, moradora da cidade de Burton nos EUA, revelou que seu coração está dolorido desde que seus três gatos morreram em questão de meses.
A mulher, que também tutela três cães, disse que nunca tinha ouvido falar sobre o envenenamento por anticongelante antes. Logo após a tragédia, ela resolveu divulgar os riscos para todos os tutores.
Anticongelantes são compostos químicos que servem para retardar o ponto de solidificação de substâncias, muito usados em combustíveis para que não congelem nos países frios.
O composto contém etilenoglicol, uma substância que invade a corrente sanguínea até chegar aos rins, onde forma cristais calcificados nas vias renais. Os cristais são insolúveis e não há forma eficiente de removê-los, o que leva o animal à falência renal e então à morte.
Os três felinos tutelados por Talbot, Bobby, Eric e Mia, morreram vítimas da intoxicação por anticongelante. “Bobby voltou para casa certa noite e seu corpo tremia e batia contra a porta, então o levei ao veterinário na mesma hora”, relatou Talbot. “Ele não podia beber ou comer e continou a se debater e chorar. Nada pôde ser feito por ele e tiveram de sacrificá-lo”.
Com os outros dois gatos a história foi parecida, mas no caso de Eric a intoxicação parecia menos severa e ele chegou a ser tratado por um tempo, mas não resistiu. Mia foi sacrificada mais rapidamente para evitar o sofrimento prolongado.
Apesar de mortais, os anticongelantes possuem um sabor adocicado e irresistível para cães e gatos. Uma pequena quantidade é suficiente para causar uma morte lenta e dolorosa.
“Quero que as pessoas saibam que isso mata animais. Não sei de onde veio o anticongelante, mas as pessoas deviam ter o cuidado de não deixar esses produtos por aí”, declarou Talbot.
A mulher criou alguns cartazes alertando sobre o perigo dos anticongelantes e espalhou pela vizinhança.
Nota da Redação: A Sra. Talbot agora quer alertar a todos sobre o veneno mortal, mas é bom lembrarmos de que uma guarda responsável inclui, também, manter os gatos em local seguro, ou seja, dentro de casa e com telas nas janelas. As ruas são extremamente perigosas para todos os animais tutelados, um tutor comprometido com a vida de um felino não poderia expô-lo a tamanho risco. Por mais bem intencionado que seja o tutor, um descuido pode ser fatal.
Com informações de Burton Mail