Uma mulher de 26 anos foi presa e multada nessa terça-feira (19), em Costa Rica, a 327 quilômetros de Campo Grande, por maus-tratos, por deixar o próprio cão ferido, sujo e com ‘centenas de larvas’ (miíases).
A Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu denúncias de que no bairro Sonho Meu havia um cão em situação de maus-tratos e foi até o endereço indicado. No local, os policiais se depararam com o animal sem cuidados nenhum, com ferimento profundo no focinho e larvas já afetando um dos olhos.
A mulher disse que o cachorro havia sumido há 10 dias e retornado somente ontem. No entanto, os militares verificaram que o animal era criado solto na rua, pois na casa não havia muros.
O cão foi salvo e encaminhado a uma clínica veterinária, onde recebeu banho e tosa e os cuidados médicos. Foram retiradas centenas de larvas e os veterinários afirmaram que existe risco de o cão perder a visão de um dos olhos. Após receber os devidos cuidados, ele será colocado para adoção.
A tutora foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, autuada em flagrante pelo crime ambiental de maus-tratos e deve passar por audiência de custódia nesta quarta-feira (20). Se condenada ao final do processo, poderá pegar pena de dois a cinco anos de reclusão. Ela também foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 500.
Fonte: G1