EnglishEspañolPortuguês

ATENÇÃO AOS DETALHES

Tutora descobre problema de saúde em cachorro depois que ele parou de "cantar" música country

O cão, que costumava uivar enquanto ouvia música, estava com uma semente de capim de cinco centímetros alojada em seus pulmões

10 de novembro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Jax brincando na praia. Foto: SWNS

Um cachorro que desenvolveu uma tosse crônica após inalar capim foi salvo quando seus tutores notaram que ele não estava “cantando” ao som das músicas de Shania Twain. Jax, um Border Collie de cinco anos, adora uivar ao som dos sucessos da cantora country, incluindo “Man! I Feel Like A Woman”.

Quando o cachorro perdeu a voz repentinamente e começou a tossir, Ellana Farrow, sua tutora, soube que algo estava errado e o levou ao veterinário. “No início de agosto, Jax começou a tossir muito de repente, sem motivo aparente. Achei que pudesse ser apenas um vírus, mas quando não melhorou após algumas semanas, procurei nosso veterinário local”, explicou ela.

Ellana, que é fisioterapeuta respiratória, disse que sua experiência profissional a fez temer o pior. “Os veterinários trataram Jax para um possível verme pulmonar, mas quando os sintomas persistiram semanas depois, fiquei preocupada que pudesse ser algo mais grave”, contou.

Um exame de tomografia revelou que Jax havia inalado uma semente de capim de cinco centímetros, que estava alojada em seus pulmões. Os veterinários realizaram uma broncoscopia, um procedimento que utiliza uma câmera minúscula acoplada a um tubo, para remover a semente.

“Agora, Jax voltou ao normal, correndo comigo e perseguindo frisbees como se nada tivesse acontecido. O melhor de tudo é que ele está cantando novamente”, declarou a tutora. “Tenho uma câmera na sala de estar para verificá-lo quando estou fora, e frequentemente o pegava cantando junto com o rádio. Ele não fazia isso há algum tempo, mas, logo após o tratamento, quando estávamos relaxando na sala e Shania Twain começou a tocar, ele decidiu cantar.”

    Você viu?

    Ir para o topo