EnglishEspañolPortuguês

DIAGNÓSTICO

Tutora descobre leucemia em cachorro por meio de sintoma incomum 

O que parecia apenas um olho irritado, era um indicativo raro e inesperado de câncer

25 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: @mckennaallentravels / TikTok

Uma mulher descobriu que seu cachorro tem câncer por sintomas incomuns reforçando que devemos sempre prestar muita atenção no comportamento e bem-estar dos animais domésticos.

Em julho, McKenna Allen, de 27 anos, notou que o olho esquerdo de seu cachorro, Slate, estava levemente vermelho, mas na época ela não deu muita importância. Ela achou que o cão poderia ter arranhado o olho, fazendo-o ficar irritado.

No entanto, isso não melhorou, e Allen notou que o cachorro de nove anos de idade também parecia estar sentindo algum desconforto.

Inicialmente, Allen, de Jacksonville, Flórida, monitorou a condição de Slate e esperava que isso se resolvesse por si só. Mas depois de três dias sem ver melhora, ela começou a temer que não fosse apenas um arranhão no olho e que poderia ser glaucoma.

Embora Slate estivesse comendo perfeitamente bem, ele começou a apertar os olhos e a ter dificuldade em abrir o olho esquerdo, e a vermelhidão estava se espalhando por mais partes do olho.

“Depois de três dias desses sintomas, levei ele ao veterinário comum, que então me encaminhou ao oftalmologista”, ela disse ao Newsweek. “O oftalmologista verificou a pressão nos olhos dele e inicialmente diagnosticou glaucoma. Ele nos deu colírios e agendou um retorno para duas semanas depois, quando foi recomendado retirar o olho dele. Fizeram exames de sangue antes do procedimento e foi aí que descobriram que os linfócitos estavam elevados e nos encaminharam ao oncologista.”

Um nível alto de linfócitos pode ser um indicativo de leucemia em cães, de acordo com o VCA Animal Hospitals. Devido a essa descoberta, Slate precisou fazer um ultrassom e um raio-X do tórax, o que levou ao diagnóstico de leucemia em setembro.

Nas semanas seguintes, Slate perdeu peso rapidamente, parou de comer e ficou letárgico.

Foto: @mckennaallentravels / TikTok

Allen explicou que “assim que o olho começou a apresentar sintomas”, Slate já estava cego do olho esquerdo. Cerca de um mês após ela notar a vermelhidão pela primeira vez, o mesmo começou a acontecer no olho direito, e Slate agora está completamente cego.

“Tentamos dois tratamentos de quimioterapia diferentes que não funcionaram, e agora estamos tentando um terceiro tipo, e recebemos a confirmação de que está funcionando”, contou Allen. “Ele tem dias em que está mais enérgico e dias em que está mais cansado. No geral, ele está bem e come normalmente.”

Segundo a veterinária Dra. Carol Osborne, a cegueira não é um sintoma comum de leucemia em cães, mas entende-se que pode afetar “casos agudos”. Ela explicou que a vermelhidão no olho pode não ser um sintoma direto do câncer, mas pode indicar pressão alta ou hipertensão, que são motivos de preocupação.

“Na maioria das vezes, cães com leucemia crônica apresentam sinais de perda de peso, diminuição do apetite e letargia, que podem ser acompanhados por febre e problemas gastrointestinais”, acrescentou Osborne. “A vermelhidão nos olhos pode estar associada a pressão arterial elevada ou estados hipertensivos em cães com leucemia aguda, junto com sintomas neurológicos, como cegueira. Inclinações de cabeça e ataxia são outros sinais que podem ou não estar presentes em cães que sofrem de leucemia.”

Slate está “respondendo positivamente” à quimioterapia e continuará o tratamento até entrar em remissão. Allen também disse que foi recomendado que ele tenha um dos olhos removido cirurgicamente.

Apesar do diagnóstico de câncer e das dificuldades, a tutora está determinada a continuar proporcionando a Slate a vida mais feliz e plena possível.

    Você viu?

    Ir para o topo