Em um post viral no TikTok compartilhado pela tutora Britney Rene (@britneyrene), os espectadores foram tocados por um momento profundamente emocional em que suas duas cadelas farejam delicadamente o corpo sem vida do companheiro Boomer. O vídeo comovente acumula 1,4 milhão de visualizações e 115 mil curtidas.
Em outro vídeo, Britney conta aos seus seguidores sobre seu cachorro de 13 anos, que faleceu devido a um tumor cerebral. O tumor foi descoberto quase três meses antes da gravação, e a saúde dele, que era cego e surdo, se deteriorou rapidamente. Quando ele faleceu, os tutores garantiram que as outras cadelas da família tivessem a chance de se despedir antes de enterrá-lo.
A montagem de clipes postada em 17 de novembro mostra as duas cachorras farejando Boomer, seguida de um vídeo antigo que destaca o “vínculo especial” entre eles. “Ele amava suas duas irmãs”, afirma a legenda, algo evidente nos vídeos arquivados, que mostram Boomer sempre próximo a elas e expressando seu carinho ao limpá-las.
@britneyrene We had 13 wonderful years with Boomer. He loved his two sisters. I think it’s important to let your pets say goodbye. They grieve, too. #petloss #petgrief #furbaby ♬ Very Sad – Enchan
A legenda continua: “Acho importante deixar seus animais domésticos se despedirem. Eles também sofrem com o luto.”
De fato, cães podem se tornar emocionalmente abalados ao vivenciarem uma perda — seja de um humano ou de outro cão. O American Kennel Club (AKC) observa que cães podem apresentar vários sinais de luto, incluindo:
- Afastamento de pessoas ou outros animais.
- Perda de apetite.
- Letargia ou sono excessivo.
- Comportamento agressivo ou destrutivo incomum.
- Vocalizações incomuns, como chamar o companheiro falecido.
- Procurar pelo companheiro perdido em lugares familiares.
- Aumento da carência e seguir o tutor constantemente.
Esses comportamentos refletem a resposta emocional do cão à ausência de um ente querido e devem ser tratados com compreensão e apoio. Os tutores podem ajudar seus animais domésticos em luto oferecendo amor, elogios e segurança, enquanto redirecionam, de forma gentil, comportamentos destrutivos.
Em alguns casos, pode ser necessário procurar um veterinário se o animal se recusar a comer ou parecer muito apático.