Um homem entrou na área isolada de um prédio em processo de desabamento em Taguatinga, Distrito Federal, para resgatar três animais domésticos abandonados. Francisco da Silva, conseguiu salvar duas cadelas e um hamster de dentro da estrutura predial no final de semana.
O prédio foi lacrado pela Defesa Civil na última quinta-feira (6), depois que parte da edificação desabou, deixando 24 famílias desabrigadas. Após o acidente, o local permaneceu interditado, devido ao risco de queda dos três pavimentos que permaneceram em pé.
No resgate realizado por Francisco, que foi filmado pela TV Globo, é possível ver o homem puxando dois cães que estavam na varanda, e em seguida indo para dentro do prédio pegar o hamster. Um integrante da Defesa Civil aparece e solicita que o senhor saia da estrutura.
Francisco e outros moradores do prédio estavam apreensivos com a situação dos animais presos dentro dos apartamentos. As autoridades proibiram que qualquer pessoa resgatasse os animais, devido ao perigo de eminente desabamento, porém, já faziam três dias e os animais estavam ficando desnutridos, além de correrem perigo eminente de morte.
“São três cachorras que ficaram lá dentro. A gente está tentando recuperar. A única coisa que a gente quer são as cachorras. Já estão todas idosas, não conseguem pular nem nada”, disse em desespero o homem.
Apesar de ter entrado no apartamento, ele não conseguiu encontrar uma das cachorras, chamada Bibi.
O prédio passou por uma avaliação topográfica na tarde de sábado (8) para saber se a estrutura ainda se movimentava ou se já se assentou. O laudo foi repassado para a Defesa Civil.
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) também esteve envolvida em operações na região depois que um cano se rompeu causando um grande vazamento que não cessou nem com o corte do abastecimento.
Os moradores estão em abrigos, na casa de parentes ou em um hotel custeado pelo proprietário da edificação. O prédio tem cerca de 20 anos.
De acordo com o corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido durante o desabamento. “Apenas uma moradora foi atendida com crise de ansiedade e encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Samambaia”, informou a corporação.
A Administração Regional de Taguatinga afirmou que a construção é irregular, pois o dono não apresentou o Habite-se, documento obrigatório para edificações de habitação residencial. Segundo Francisco, os animais passam bem, mas ele ainda nutre esperança de resgatar a terceira cachorra que não conseguiu encontrar dessa vez.