A Polícia Civil realizou uma busca em uma residência no conjunto Maria do Carmo, em Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, na manhã deste sábado (6/7) para verificar denúncias sobre o possível crime de maus-tratos contra animal. A ação foi feita por agentes da Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) em conjunto com a 7ª Delegacia Metropolitana.
Ao chegar na residência, os policiais confirmaram o que havia sido relatado na denúncia anônima. Uma cadela da raça rottweiler estava abandonada há alguns dias, desde que o proprietário da residência mudou-se para outro local.
Segundo o delegado Hugo Leonardo, o acúmulo de fezes já era muito grande, o que ocasionou mau odor e despertou o alerta de moradores da vizinhança. “Ele estava sem alimento e água. A própria vizinhança é que alimentava o animal, que já estava bastante debilitado. No local, já havia muitas fezes acumuladas e mosquitos devido às condições provocadas pelo abandono”, relatou.
A rottweiler fêmea foi resgatada e encaminhada para a sede da Depama, no conjunto Orlando Dantas, onde já recebeu os primeiros cuidados do médico veterinário. Um procedimento policial também foi instaurado para responsabilizar criminalmente o tutor da cadela abandonada.
Abandono e maus-tratos a animais é crime. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. Art. 32 da Lei nº 9.605/98
Com informações de: FanF1