Por Soraya Machado (da Redação – Chile)
Esse é um dos poucos casos de abuso de animais que chegam aos Tribunais de Justiça da região do Bío-Bío no setor sul do Chile.
Segundo informações do jornal Pach News, nessa segunda-feira (4), durante a audiência, o empresário, Ricardo Salazar Silva, foi considerado culpado e terá que pagar 850 dólares de multa por não se preocupar com sua cadela Laika, uma golden retriever.
Segundo os promotores, o tutor do animal, em junho do ano passado, decidiu não alimentar mais a cadelinha, provocando uma deterioração gradual da sua saúde e a morte dos seus filhotes.
A representante da Coaama (Corporação para a Ajuda aos Animais e do Meio Ambiente), Soledad Undurraga e a promotora encarregada do inquérito, Ana Maria Aldana, estavam satisfeitas com a punição e descreveram a decisão como histórica.
Como indicado pela representante da Coaama, a cadelinha Laika já leva mais de um mês com uma nova família e mostra uma clara recuperação.
Por sua vez, Coaama fez um alerta à população sobre a guarda responsável de animais, de modo a evitar este tipo de incidentes. A Polícia Animal do Chile agradece a denúncia feita pelas protetoras e também chama a população a denunciar todos os casos de abuso animal.
Não guarde silêncio, denuncíe!