O tutor dos dois cães da raça pit bull encontrados abandonados e visivelmente desnutridos nesta terça-feira (15) em uma casa no Jardim São Carlos, em Sorocaba (SP), é considerado foragido da polícia. De acordo com o delegado Fábio Cafisso, a polícia esteve no local de trabalho do tutor dos cães (uma loja de informática localizada no Centro da cidade), mas ele não foi encontrado. “Outros funcionários da loja informaram para os policiais que o Marcos teria recebido um telefonema e, em seguida, saído da loja sem dar mais explicações”, diz Cafisso.
Além de procurado, agora por causa do abandono dos cães, nos registros da Polícia Civil também consta que Marcos Beda Junior está foragido por conta de outro crime. “No boletim de ocorrência não especifica por qual motivo ele é considerado foragido, mas tudo indica que seja por causa de atrasos no pagamento de pensão alimentícia”, explica o delegado.
Os dois cães – que são fêmeas da raça pitbull –, foram resgatados na tarde desta terça-feira (15) de uma casa no Jardim São Carlos, após vizinhos denunciarem o abandono. O veterinário da Zoonoses esteve no local e constatou os maus-tratos: os animais estavam desnutridos por conta do total abandono, falta de alimentação e água.
A equipe da zoonoses também encontrou uma ossada na casa. A suspeita é que um terceiro cão tenha servido de alimento para os outros. “Não temos como confirmar se esse terceiro animal serviu de alimento para os demais. Porém, a partir da avaliação do nosso veterinário, há sim essa possibilidade, levando em conta o estado de total abandono deles, sem comida e água há meses. Mas a polícia vai solicitar uma perícia no local, já que não retiramos a ossada da casa, e o caso será investigado”, explica o fiscal de saúde do Centro de Controle de Zoonoses, Aparecido Lopes Junior.
Estado de saúde dos animais
As duas cadelas foram encaminhadas para uma clínica veterinária em Sorocaba, onde foram alimentadas, hidratadas e tomaram banho. O proprietário da clínica, Guilherme Ventura Rodrigues Fernandes, aguarda o resultado dos exames que vão mostrar se, além do estado de desnutrição e desidratação, os animais têm algum outro problema mais grave. “A gente tem a preocupação que elas possam ter alguma doença que possa prejudicar o desenvolvimento delas de agora em diante.”
Enquanto aguardam os resultados dos exames, as duas fêmeas vão ficar na clínica recebendo todos os cuidados necessários para a recuperação. Após o tratamento, elas poderão ir para uma ONG ou para o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Sorocaba, onde serão castradas e vacinadas para, depois, ficarem à espera de um novo lar.
Segundo a polícia, o tutor dos cães será autuado por maus-tratos, com pena prevista de seis meses a um ano de prisão, além de multa.
Fonte: G1