EnglishEspañolPortuguês

CUIDADOS

Tutor da “gata mais velha do mundo” revela segredos da longevidade

Millie celebrou 30 anos, segundo o tutor, e teve direito a uma festa de aniversário. Terá sido adotada em 1995, aos três meses.

30 de março de 2025
Izabelli Pincelli
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: SWNS

Millie, uma gata tartaruga, teria celebrado os seus 30 anos de vida, de acordo com o tutor, Leslie Greenhough, de 70. Ela não tem qualquer recorde Guiness, mas o homem garante que é a mais velha de sempre e pretende conquistá-lo.

“Foi um dia fantástico, é um grande feito ela ter feito 30 anos”, disse à agência de notícias “SWNS”, citada pela revista “People”. “Fiz um bolo de aniversário com a cara dela. Estava muito calor e ela lambeu o creme todo.”

O tutor é natural de Stockport, Inglaterra, e compartilhou que a rotina de Millie é como a de qualquer outro gato. E quais são, afinal, os segredos para a longevidade? “Ela recebe muitos aconchegos, só bebe água engarrafada da Buxton e tem uma dieta de salmão, camarão, frango e atum”, disse, acrescentando que a companheira também descansa bastante e faz exercício físico.

Leslie contou que a gata foi adotada quando tinha três meses pela sua mulher, Paula, que morreu em 2020, aos 55 anos, depois de contrair o vírus da covid-19. Antes da partida da companheira, o reformado recorda-se de ter criado uma relação ainda mais especial com a gata tartaruga. “Acho que ela percebeu que a minha mulher não estava bem”, salientou, acrescentando que a gatinha dormia sempre ao colo do tutor nesta altura.

“Foi incrivelmente difícil para ambos. A Millie não comia nada no início. Eu costumava dar-lhe camarão e frango, mas com o tempo ela voltou a comer comida de gato”, recordou.

Ao longo dos anos, a gata desenvolveu uma “personalidade mais tímida”, e o tutor acredita que isso também a tem ajudado a viver mais tempo. Millie costumava a “sofrer bullying” por parte dos outros gatos da vizinhança, e deixou de dar voltinhas. “A Millie gosta de fazer as coisas à sua maneira”, sublinhou. “Encontro-a a dormir atrás do sofá ou na minha cama. Às vezes, brinca no jardim.”

O britânico tem o sonho de conseguir levar a gata até ao livro de recordes do Guiness, mas partilha que a única pessoa que podia comprovar a sua idade era a mulher. Ainda assim, não pretende desistir. “A minha ambição de vida é conseguir o recorde do Guiness para a Millie.”

Em 2022, o Guinness World Records avançou que o gato mais velho do mundo morreu em 2005, com 38 anos e três dias. Creme Puff, que nasceu a 3 de agosto de 1967, vivia com o seu tutor em Austin, no Texas. Atualmente, o recorde pertence à Flossie, uma gata tartaruga com 27 anos.

Fonte: Pets in Town

    Você viu?

    Ir para o topo